quinta-feira, 7 de junho de 2007

¥ Lispector Para Engrandecer a Alma ¥



Amor

É quando é concedido participar um pouco mais

Amor é a grande desilusão de tudo mais

Amor é finalmente a pobreza

Amor é não ter inclusive amor

É a desilusão do que se pensava que era amor

Amor não é prêmio por isso não envaidece

*Trecho do conto o ovo e a galinha – Clarice Lispector

"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."


"E umas das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida."

Clarice Lispector
Livro: Uma aprendizagem ou livro dos prazeres


"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil."

Nenhum comentário: