segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

AMEMOS - Castro Alves



"Oh! amar é viver... Deste amor santo

— Taça de risos, beijos e de prantos

Longos sorvos beber...

No mesmo leito adormecer cantando...

Num longo beijo despertar sonhando...

Num abraço morrer.


Amemos! pois. Se sofres terei prantos,

Que hão de rolar por terra tantos, tantos,

Como chora um irmão.

Hei de enxugar teus olhos com meus beijos,

Escutarás os doces rumorejes

D'ave do coração.


Depois... hei de encostar-te no meu peito,

Velar por ti — dormida sobre o leito —

Bem como a luz no altar.


Não tardes tanto assim... Esquece tudo...

Amemos, porque amar é um santo escudo,

Amar é não sofrer.

Eu não posso ser de outra... Tu és minha,

Almas que Deus uniu na balça edênea

Hão de unidas viver.


Meu Deus!.. Só eu compreendo as harmonias,

De tua alma sublime as melodias

Que tens no coração.

Vem! Serei teu poeta, teu amante..

Vamos sonhar no leito delirante

No templo da paixão...."

Nenhum comentário: