terça-feira, 30 de setembro de 2008

Eu Odeio Auto-Ajuda

"Em um passado muito distante, quando os homens eram homens, e correr sobre a lua cheia era a vida dos valentes, todos podiam prever o futuro. Hoje eu vou ensinar a prever o futuro, rever o passado e conhecer o presente, eu vou abrir o livro do mundo aos seus olhos, olhos que temem a luz e que preferem viver na sombra da caverna.

Você sempre soube como fazer tais coisas mas, como quase todos os outros homens, você esqueceu. Todos os dias da sua vida miserável você anseio por liberdade, por certeza e por fé, sem saber que isso tudo esta com você sempre, e que você só não as possui por ser covarde. Vou lhe dizer agora o que deve fazer pra ser completo, é uma lista de coisas simples mas muito difíceis de se fazer pra quem já não é mais uma criança, não se recrimine se não conseguir.

1°- Discernir o certo e o errado.

Nunca deixe que outros ditem a verdade na sua vida, eu sei que da trabalho pensar, refletir , e as vezes ate dói, mas encare com coragem as decisões e o mundo vai parecer menos caótico e mais organizado. Se quiser saber se algo é certo ou errado se faça duas perguntas

Isso me prejudica?

Se a reposta for sim, não faça, pois aquilo que prejudica a si nunca pode ser algo bom ou certo. Em caso de resposta negativa passe a próxima pergunta.

Isso prejudica a meu próximo?

Se a resposta for sim, não faça, pois se alguém esta saindo prejudicado, mesmo que não seja você, isso não pode ser uma coisa boa. A única ressalva a essa regra é a defesa própria e daqueles que você ama, defender-se, ao a quem se ama, nunca é condenável mesmo que não seja a atitude mais correta.

Caso a sua ação passe nesses dois testes, não importando o que seja, não tenha medo de ir pro inferno, pois tudo que você fizer será pleno.

2°- Conhecer o intimo das pessoas.

Você só se engana quanto às pessoas por ter medo de que elas não correspondam a suas expectativas. Cada alma é um livro aberto, mas que precisa de coragem pra ser lido. Você nunca conhecera ninguém enquanto tiver medo de olhar para suas próprias falhas.

A primeira coisa a fazer é olhar pra você mesmo. Pare de negar seus próprios defeitos, aceite-os, e sabendo de suas falhas tente corrigi-las, quando conseguir perceber os seus defeitos em todas as situações, você vai começar a perceber também os defeitos dos outros, mas não vai mais criticar, apenas vai usar essa habilidade pra se cercar das pessoas certas. Enquanto você tentar se enganar, tentar não ver seus próprios defeitos, você não conseguirá ver os dos outros.

A segunda coisa é parar de idealizar as pessoas. Para de julgar as pessoas pela aparência, pela religião, pelas musicas que escutam ou pelo trabalho que fazem. Não tente se iludir achando que só por que alguém é da maneira que você considera “certa” essa pessoa será perfeita, não ache que só por que se é rico se é educado, que se é interessante por que se é bonito, ou que se é mesquinho por que se é pobre, a vida não funciona assim. Pare de tentar se convencer de que as pessoas são o que você quer que elas sejam, o que as pessoas são geralmente não depende do que você quer. Quando conseguir ver as qualidades daqueles que odeia, e os defeitos aqueles que ama, as pessoas serão um livro aberto pra você.

3° prever o futuro.

Prever o futuro é fácil, pois o futuro é você quem faz. Mas mesmo a parte que não depende de você pode ser prevista, quando você souber a diferença entre certo e errado, e conhecer o intimo das pessoas poderá facilmente prever as ações deles em qualquer situação. Mas o primeiro passo pra prever o futuro é confiar no que você já prevê, sim, isso mesmo, você já prevê muitas vezes mas simplesmente não acredita. A sua intuição lhe avisa de muitas coisas antes que elas aconteçam, mas como um bom filho da ciência você não “se deixar levar por crendices”, quando você aprender a ouvir sua intuição, e também confiar nela, ela vai recompensá-lo funcionado mais e melhor. Quando achar que viu, ouviu ou sentiu algo, não ache, tenha certeza. Quando pressentir que algo ruim vai acontecer, esta acontecendo ou aconteceu, não ignore, leve em conta e aja de acordo.

Mude três coisas na sua vida, três coisas que eu mudei na minha, e veja o resultado não daqui ao um mês, um ano ou dois, mas hoje, agora. Se lhe falta coragem, eu sinto por você, do lado de fora da caverna o mundo é maravilho. Perigoso, e às vezes inquietante, mas com certeza maravilhoso."

Texto usurpado do Blog: Empirium.
Visitem: http://empirium.blogspot.com/

2 comentários:

Chay Fernandes disse...

Geralmente eu odeio auto-piedade também,mas reprimir reclamações também já é demais!

Anônimo disse...

Nao me importo nem um pouco,fico feliz que vc tenha gostado. quem sabe vc seja roubada qualquer dia tambem :)